O colunista Leonardo Libman traz informações sobre edtechs que usam tecnologia em prol do autoconhecimento e da habilidade cognitiva
Esta é uma questão simples, mas profunda. Nos pensamentos íntimos dos alunos em período de escolha, jovens iniciando no mercado de trabalho, empreendedores e até em executivos de sucesso, essa pergunta sempre ronda suas mentes.
Por isso, a ciência do autoconhecimento é tão importante para nossa evolução. Quem você realmente é passa a ser uma questão importante que vale a pena perseguir para a maioria das pessoas. Portanto, a pesquisa sobre o autoconhecimento é fundamental.
Vivemos em um mundo, atualmente, onde a maioria da população está mais preocupada com a aparência externa das coisas do que com a aparência interna. Estamos, diariamente, em um ciclo vicioso sendo forçados a apresentar uma imagem de nós mesmos sem necessariamente ter fundamentação na verdade. Enquanto isso, desenvolvemos a estúpida necessidade de sermos aceitos por algumas pessoas influentes, cujas opiniões são suficientemente válidas para influenciar uma visão coletiva.
Isso significa que a população está mais preocupada com a estética externa do que com a representação interna, que fala da qualidade de caráter e personalidade do indivíduo. Infelizmente, a consequência desse fato são pessoas sem autoconsciência e sem capacidade introspectiva para realização de um trabalho profundo de autodesenvolvimento.
‘Conhecer a si mesmo é o começo de toda sabedoria”, disse Aristoteles.
Olhar para dentro de si mesmo é o primeiro passo desta jornada. Portanto, permitam-se, neste momento, mergulhar mais em pilares do autoconhecimento:
- A introspecção é um processo de autoexame onde analisamos nossa própria conduta, pensamentos, desejos e emoções. O ser humano, geralmente, terceiriza responsabilidades, não assume equívocos e culpa as circunstâncias em vez de aceitar a responsabilidade de suas ações.
- A autoconsciência está diretamente relacionada à inteligencia emocional e ao sucesso da pessoa ao longo da vida. Nos permite corrigir rotas comportamentais em busca de sucesso pessoal ou interpessoal. Um exemplo claro disso é que o desenvolvimento avançado de autoconsciência torna mais fácil identificar situações e pessoas que atingem as nossas janelas killers ou traumáticas, permitindo-nos antecipar as nossas próprias reações.
- A autocontemplação deveria ser um exercício diário em nossa rotina, um verdadeiro hábito. Um momento durante o dia exclusivamente para si, sem distrações ou interrupções. Valorizar nossa beleza interior, reconhecer nossas habilidades e competências, registrar pensamentos positivos, escrever metas sobre o futuro. Isso facilita e impulsiona mudanças positivas. Podemos incluir neste exercício também uma reflexão ou meditação sobre nossos sucessos ao longo da vida. Isso promoverá a autorrealização.
Para que jovens encontrem a autorrealização, a premiada edtech Seren vem proporcionando um ecossistema vocacional para que alunos dos últimos anos do K12 e também do ensino superior possam ter mais autoconhecimento e também fazer uma pesquisa exploratória sobre o mundo das profissões e, consequente, uma decisão mais assertiva sobre o seu futuro.
Uma outra startup traz uma proposta inovadora para indivíduos e empresas. A SkillCert desenvolveu versões dos melhores assessments do mundo em uma plataforma online, acessível a pessoas dos mais variados grupos sociais: de jovens que querem se conhecer até empresas que precisam mapear seus talentos.
A premissa da SkillCert é muito especial: focar nas habilidades das pessoas, tanto as cognitivas (hard skills), quanto as socioemocionais (softskills). Diferentemente do conhecimento teórico, a habilidade é a capacidade efetiva de realizar algo, ou seja, um conjunto de ações que uma pessoa deve realizar para alcançar um resultado: interpretar dados, comunicar ideias, analisar riscos, entender o que outra pessoa quer, analisar um problema, tomar boas decisões…
O mais legal dessa proposta é que, diferentemente da genética ou da personalidade, as habilidades mudam com o tempo. Isso significa que elas podem (e devem) ser desenvolvidas. E aí que a SkillCert entra, ajudando no passo inicial. Com metodologias mais do que comprovadas e em tempo mínimo, qualquer pessoa pode não apenas descobrir quem é, mas também perceber quem ela pode ser. Sem dúvida, esses assessments são ferramentas incríveis de autodesenvolvimento.