Skip to main content

Evento cumpre seu papel ao destacar vínculo entre tecnologia, humanização e bem-estar emocional. Próxima edição já tem data marcada, 28 de abril a 1º de maio, no Expo Center Norte

A Bett Brasil 2024 sublinhou seu próprio slogan nesta 29ª edição, com números surpreendentes desde o seu anúncio. O maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina, além de ter crescido horizontalmente – ocupou uma área de 44 mil metros quadrados nos pavilhões Verde, Branco e Azul do Expo Center Norte –, também cresceu verticalmente, acomodando a maior parte dos auditórios do Congresso Bett, de um total de 12, nos andares superiores do local.

Mas além de ter registrado um recorde de expositores, com mais de 300 marcas que atendem o ecossistema educacional público e privado, a Bett 2024 bateu mais um recorde, o de visitantes: mais de 40 mil pessoas cuircularam pelo evento nesses quatro dias de uma jornada intensa e gratificante pelo conhecimento em prol da educação. Um termômetro para indicar o sucesso da edição é que a taxa de renovação chegou a 65% entre as marcas expositoras que já garantiram sua presença na edição de 2025 do evento.

“Esta foi a maior edição de toda a história da Bett Brasil. Superamos os 40 mil visitantes durante os quatro dias de evento. No que se refere ao conteúdo, a oferta de painéis e palestras contou com a participação de mais de 400 palestrantes e, na parte da exposição, mais de 300 marcas expositoras estiveram presentes, representando todo o ecossistema educacional. A Bett Brasil consolidou-se como um interlocutor do diálogo entre as demandas dos gestores,  professores, estudantes e dos desenvolvedores de soluções e tecnologias. Todos, juntos, com o mesmo propósito de viabilizar a evolução da educação”, avaliou Claudia Valerio, diretora da Bett Brasil.

O Congresso Bett, que teve como tema “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”, contabilizou 170 sessões de conteúdo com a participação de mais de 450 educadores, palestrantes e especialistas e estreou novos formatos. Pelo menos 19 países estiveram representados pelos corredores do evento – entre visitantes, palestrantes e especialistas.

O educador21, parceiro de produção de conteúdo e apoiador do evento, acompanhou tudo de perto com uma ampla cobertura, pré e pós Bett, trazendo todos os insights dos temas em alta nas discussões do meio educacional. Você pode rever os principais momentos nas nossas redes e recuperar informações que tenha perdido sobre a Bett Brasil 2024 na seção “Especial Bett”, aqui mesmo no nosso portal.

A próxima edição da Bett Brasil já tem data marcada. Acontecerá de 28 de abril a 1º de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. E, antes, nos dias 19 e 20 de setembro, será realizada mais uma Jornada Bett, desta vez em Olinda, em Pernambuco. Fiquem atentos que vamos trazer mais informações sobre os eventos o quanto antes! Nos vemos, sempre, na Bett!

Congresso Bett Brasil trouxe novidades para o conteúdo

Inteligência artificial como ferramenta de ensino, personalização da aprendizagem, educação inclusiva, competências socioemocionais, edutainment e valorização da saúde mental são algumas das tendências de Educação que pautaram a 29ª edição da Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina. A diretora de Conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, ressaltou a diversidade do conteúdo apresentado na 29ª edição do evento.

“Temos um conteúdo muito voltado para a realidade atual da Educação, que é direcionar o olhar para as transformações sociais. E com isso, conseguimos trazer a diversidade para os palcos da Bett Brasil, incluindo palestrantes internacionais, o que ajuda a compreender de forma globalizada os desafios da Educação”, afirmou Adriana.

Foram 12 auditórios com atividades simultâneas para dar onta desta grandiosa edição (Foto: Divulgação Bett)

O tema central, “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”, norteou todos os assuntos abordados pelos seis temas transversais que deram tom às discussões do Congresso de Educação Básica, o Fórum de Gestores e do Ahead by Bett, evento dedicado à Educação Superior e Profissional, e demais outras atrações do evento. Recorde os assuntos:

  • Equidade com Qualidade – tratou da personalização do ensino, a partir da adoção de abordagens educacionais que se adaptam às necessidades e estilos de aprendizagem individuais, da democratização e do acesso à Educação, da cultura, do lazer e dos esportes como espaços formativos e de repertórios de aprendizagem. O subtema inclui ainda questões sobre diversidade e inclusão no ambiente educacional, equidade de gênero e formação de professores para lidar com a diversidade em sala de aula.
  • Cultura Digital – trouxe para o debate as imprescindíveis discussões que abrangem a aplicação da Inteligência Artificial e outras inovações que melhoram a qualidade da aprendizagem, a integração e os conceitos do pensamento computacional da BNCC no Currículo, Ética Digital, Educação Midiática e Cidadania Digital.
  • Conexões Humanas – direcionou os debates para a educação parental, comunicação efetiva, estratégias para prevenir a evasão escolar, gestão de pessoas, o papel dos estudantes como protagonistas de sua própria educação e a imprensa especializada em educação.
  • Aprendizagem Transformadora – trata de Inteligência dos Dados, Avaliação Formativa e Processual, Novo Ensino Médio, Aprendizado Contínuo ao Longo da Vida (Lifelong Learning) e o potencial do Deep Learning.
  • Inteligência Socioemocional – especialistas e educadores dialogaram com o público sobre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, bem-estar mental e saúde emocional, cultura de empatia e respeito, aprendizagem socioemocional integrada ao currículo e avaliação das aprendizagens socioemocionais.
  • Futuros Sustentáveis – temas abarcando a Educação para Sustentabilidade – com base nas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) – no currículo educacional, assim como a educação climática, profissões do futuro, educação financeira e a geração “nem-nem”, que nem estuda nem trabalha.

Tudo isso distribuído por 12 auditórios, localizados em três andares do pavilhão. Grande revelação na edição passada, o Aquário estava ainda maior, mais movimentado e todo trabalhado em uma iluminação de fazer inveja a show de rock. A Arena Startup também ficou lotada em suas sessões. Mas o “oscar” de auditório vai para as sessões do Fórum de Gestores + Ahead by Bett, que literalmente derrubaram as paredes que separam a educação básica da educação superior e o mundo corporativo. Foram realizadas quatro sessões, uma em cada dia do evento, onde as paredes móveis entre os auditórios contíguos eram retiradas, ampliando o espaço de discussão entre os dois segmentos educacionais.

Adriana destacou outras novidades que marcaram essa edição. “Uma novidade na Bett Brasil deste ano foi a participação dos estudantes com uma programação especial para que eles tenham uma voz ativa no evento. Outro ponto marcante foi a ampliação da presença da educação pública; 80% da realidade da educação básica no país é pública. Portanto, é muito importante abrir um espaço de diálogo para os gestores públicos com paineis específicos sobre políticas públicas e o compartilhamento de cases interessantes de projetos que estão espalhados pelo Brasil”.

Rodadas de negócios: feira de exposição e Bett Conect@

A área de expositores da Bett Brasil contou com mais de 300 marcas nacionais e internacionais, desde grandes instituições de ensino até players do setor tecnológico, as edtechs e as edfintechs como a isaac. “Estar na Bett Brasil foi uma oportunidade extraordinária para o isaac. Esse foi o nosso terceiro ano consecutivo no evento e estivemos lá não só para apresentar nossas soluções inovadoras, mas para celebrar e consolidar as parcerias que têm sido cruciais para o nosso crescimento e sucesso”, disse a diretora-geral do isaac, Paula Jorge.

O Bett Conect@ realizou mais de 800 reuniões em dois dias, com a participação de mais de 250 compradores. A iniciativa é direcionada para o relacionamento e networking por meio de reuniões individuais pré-agendadas com 20 minutos de duração entre instituições educacionais e fornecedores de tecnologias e soluções para a educação. Nesta edição, entre as instituições participantes, passaram pelo Bett Conect@ a Rede La Salle, Rede Damas, Escola Lourenço Castanho, Ânima, FIA e Risotolândia.

Rodadas de negócios no espaço Bett Conect@ (Foto: Divulgação Bett)

Lançamentos e inovações em soluções, produtos e serviços voltados para o ecossistema educacional público e privado e muita animação são os ítens mais comuns encontrados na feira. “Estamos orgulhosos de ter lançado o Fluency Flow, o mais completo teste de fluência oral em inglês do mundo que utiliza inteligência artificial, na Bett. Estamos animados para continuar a impulsionar a educação com inovação, tecnologia e resultados concretos”, afirmou a CEO Systemic, Vanessa Tenório.

O diretor da Quero Educação, Marcelo Lima, comentou sobre a participação da marca no evento. A Quero também foi uma das patrocinadoras oficiais do Ahead By Bett. ”No último ano, a Quero captou mais de 200 mil alunos e compartilhou suas expertises no evento. Tivemos a oportunidade de estar muito próximos de um público qualificado para apresentar o impacto positivo que geramos nos resultados das instituições de ensino. Estamos muito satisfeitos com os resultados e com a oportunidade de reafirmar o compromisso da Quero Educação em promover inovação para a melhoria da qualidade de ensino e apoiar as instituições nos seus processos de captação de alunos”, afirmou Lima.

Compartilhe: