Skip to main content

Durante todo o mês de novembro, sempre aos sábados, o Educador21 contará com a expertise de Alexandre Sayad para ajudar nossos leitores a entenderem melhor sobre Educação Midiática na escola

O que é educação midiática? Quais os seus desafios? Qual a sua importância na educação? Como pode ser trabalhada na escola? Quais são os recursos midiáticos mais usados hoje por educadores?  Como trabalhar conteúdos midiáticos em sala de aula? Para responder a essas perguntas, convidamos o jornalista e educador Alexandre Sayad para participar da primeira webstories especial do Educador21.

Até o fim de novembro, em todos os sábados, com a curadoria de Sayad – que é consultor da área na UNESCO e membro do conselho consultivo do Educamídia, programa de formação nesse segmento mantido pelo Instituto Palavra Aberta e o Google.org –, o Educador21 trará para seus leitores quatro subtemas do assunto:

  • O que é educação midiática na escola?
  • Quais os benefícios da educação midiática?
  • Como trabalhar a educação midiática na escola?
  • Como a educação midiática pode se fortalecer?

O primeiro foi publicado no dia 4 de novembro, mas ainda pode ser acessado nos highligts do nosso Instagram. A cada episódio deste webstories, Alexandre Sayad traz, em vídeos, verdadeiras pílulas de sabedoria sobre o tema. O ojetivo é contribuir para a disseminação do tema, e assim atuar de maneira didática no combate à desinformação e das fake news.

O excesso de informações é um desafio ao senso crítico. É preciso interpretar intenção, autoria e contexto – e, para isso, é necessário dominar ferramentas e linguagens que permitam ter voz no ambiente informacional e midiático, dos formatos impressos aos digitais. Por isso, a educação midiática está prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), seja nas competências gerais ou em habilidades específicas, para orientar a entender como utilizar e criar informação de maneira responsável.

Portanto, educadores e educadoras do século 21, teremos um encontro marcado a cada fim de semana em prol do aprimoramento da capacidade das pessoas de exercerem seus direitos humanos fundamentais!

Compartilhe: