Skip to main content

Podcasts , aplicativos e outros recursos de áudio passaram a ser usados como recursos pedagógicos para complementar conteúdos

A tecnologia ganhou mais força na educação durante a pandemia. Com isso, novas ferramentas ganham espaço em sala de aula – e fora dela. Uma delas são os conteúdos em formato de áudio, que têm se mostrado uma tendência no mercado e estão se consolidando também no ambiente educacional. Muitas novidades têm surgido.

Recentemente, a Casa do Saber lançou o seu primeiro minicurso através da Alexa, assistente virtual da Amazon. É a primeira vez que a instituição promove um curso com conteúdo 100% em formato de áudio e que pode ser acionado por comando de voz, para quem já tem a Alexa em casa. A Cultura Inglesa, rede de curso de inglês com 90 unidades em todo o país, acaba de lançar o Cultura ASAPP.

Trata-se de uma imersão gratuita em inglês por meio do WhatsApp, complementada por encontros no ClubHouse. Aberta para alunos e não alunos, a atividade tem o objetivo de estimular a conversação, em inglês, de forma prática e gratuita. Além disso, a utilização do ClubHouse tem um propósito: exercitar a capacidade de escuta e compreensão dos ouvintes, um dos aspectos de maior dificuldade entre os alunos iniciantes e intermediários, principalmente quando não há recursos visuais.

“Tivemos uma ótima experiência com este projeto em 2020, com mais de 250 mil pessoas impactadas pelas mais de 100 horas de conteúdos que compartilhamos gratuitamente. Acreditamos que a inclusão do ClubHouse trará ainda mais robustez ao que pretendemos, unimos dois importantes elementos: a necessidade de pessoas em níveis iniciante e intermediário de desenvolverem a habilidade da escuta e fala em inglês, além de poder estar no universo do áudio, com uma ferramenta que promove muitas trocas e alta interatividade”, reforçou Antônio Mota, gerente de marketing da Cultura Inglesa.

Podcasts também são uma ferramenta atraente para a educação

Outro recurso bastante utilizado pelas instituições de ensino são os podcasts. Eles são ferramentas que resgatam a oralidade, inspiram a criatividade e são cada vez mais usados por alunos e professores. Na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Colégio e Curso AZ produziu uma série de podcasts, com os professores de cada disciplina, com resumos dos principais assuntos que caem na prova.

“A nossa ideia era, em dois minutos, chamar atenção para os principais pontos, no caso das matérias de exatas destacar algumas fórmulas importantes, nos conteúdos de humanas, trazer alguns conceitos, causas e consequências de femômenos, para que os alunos tivessem acesso a uma lembrança rápida, já que a gente trabalha com uma quantidade de conteúdos muito grande”, destaca Rodrigo Magalhães, diretor do Colégio e Curso AZ.

Segundo o diretor, o feedback foi muito positivo: “Os alunos passaram pra gente que ouviam os podcasts durante o deslocamento para ir e voltar da escola e enquanto faziam atividades físicas. Eles gostaram muito. Foi mais um instrumento na preparação para o vestibular”.

 

Compartilhe: