Futuro da EAD, lifelong learning e novas abordagens metodológicas estarão em discussão no Congresso da Bett Brasil 2024
O Congresso Bett Brasil 2024 reunirá mais de 400 educadores, palestrantes e especialistas evento em 12 auditórios simultâneos com novos formatos nas áreas de conteúdo. Sob o tema central “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”, durante quatro dias, uma ampla gama de painéis e relatos inspiradores acontecem com o intuito de impulsionar avanços significativos no campo educacional.
A estrutura do Congresso Bett está organizada, ainda, sob um guarda-chuva de seis subtemas que concentram as principais questões que norteiam e centralizam as discussões sobre os aspectos sociais, econômicos, emocionais e educacionais:
- Edtechs: as startups na vanguarda da Educação
- Bett Brasil 2024: conheça os palestrantes internacionais
A Bett Brasil 2024 acontece de 23 a 26 de abril, em São Paulo, no Expo Center Norte. E o educador21, mais uma vez apoiador do evento e parceiro de produção de conteúdo da Bett Brasil, traz o máximo de detalhes com uma cobertura antes, durante e depois do evento. As matérias podem ser encontradas na seção “Especial Bett”, aqui no nosso portal, e nas nossas redes sociais. Nesta matéria já dá para ter ideia da amplitude e do peso das discussões que tomarão forma nos espaços do evento.
Futuro da EAD, lifelong learning e novas abordagens em discussão na Bett Brasil 2024
O Consultor educacional da Movimenta Educação, Cristiano Santos, compartilhará sua experiência na palestra do dia 23, às 14h, com o tema “Não é fácil, mas é possível: O Poder da Educação Impulsionadora”. Os projetos educacionais desenvolvidos pelo Movimenta têm alcançado um impacto significativo, atingindo mais de 4 milhões de alunos em todo o país. Essa abrangência demonstra não apenas a relevância dos conteúdos produzidos, mas também a eficácia das abordagens pedagógicas adotadas.
“A sala de aula não está restrita a paredes, telas ou quadros, mas é encontrada em qualquer lugar onde o educador escolhe conduzir sua prática pedagógica. Eu, inclusive, acredito veementemente no poder da Educação no processo de revolução social, pois a minha trajetória pessoal corrobora para isso, afirmou Cristiano, que faz parte da equipe multidisciplinar do “Aprendendo com a Palavra Cantada”, e desempenha um papel fundamental na criação de soluções educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando propostas que transcendem os métodos tradicionais. è essa experiência que ele pretende compartilhar na Bett.
Estudante, tutor, professor conteudista e professor formador, Jhonatan Almada, diretor do Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (CIEPP) e conselheiro da Federation of International RoboSports Association (Fira) no Brasil, fala sobre educação a distância com o aprofundamento que somente a ampla experiência na área pode fornecer. O especialista compõe o quadro de palestrantes do painel “Qual o futuro da EAD na Educação Brasileira?”, no dia 24, às 11h30, no Fórum Ahead.
- Bett abre espaço para discutir gestão escolar e ensino superior
- Educação pública amplia seu protagonismo na Bett Brasil*
“Tenho acompanhado pessoalmente a evolução dessa modalidade. Há dois desafios principais na modalidade: a evasão e a qualidade. A evasão porque na educação a distância o peso está na capacidade do estudante de regular sua própria aprendizagem, ter disciplina de estudos. A qualidade está ligada a fatores extraorganizacionais e intraorganizacionais. Sou favorável a criação de uma autarquia federal que cuide especificamente da regulação e avaliação da educação superior, bem como, que se revisem os parâmetros de qualidade para a educação a distância em consulta pública e democrática”, disse Jhonatan.
Outro tema de grande interesse no momento será abordado por Alessandra Aguiar, gestora de carreiras, no painel “Conectando Trabalho e Educação por meio de sentido e propósito”, dia 23, às 15h30. Ela pretende fornecer insights valiosos e disseminar práticas inovadoras que incentivem a implementação de estratégias educacionais centradas no aluno. “Com ênfase especial nas soft skills, buscamos alinhar a formação profissional com as demandas atuais do mercado. Esperamos que os participantes saiam enriquecidos com novas perspectivas e ferramentas aplicáveis, capazes de impulsionar uma abordagem educacional inovadora e relevante”, disse a especialista.
Ajudar os educadores a analisar as transformações aceleradas da nossa sociedade para compreender que não existe uma uniformização das organizações do modo de trabalho – ainda que se pretenda a tal – é um dos objetivos da fala de Alessandra. “Será uma ótima oportunidade de trazer luz às atuais tendências do mundo do trabalho que, de forma cada vez mais pungente, colocam em destaque as habilidades e competências humanas. Buscar ferramentas e metodologias que nos possibilitem estar o mais próximo possível das demandas do mercado de trabalho é o caminho, ao mesmo tempo em que não podemos deixar de lado o compromisso com a formação integral e crítica dos indivíduos”, frisou a gestora de carreiras, que vai abordar o conceito do “Life Long Transformation” na ocasião.